A hortelã é muito apreciada porque possui verdadeiras virtudes terapêuticas, nomeadamente sobre o sistema nervoso e o aparelho digestivo. Mas esta não é a sua única virtude: gostamos particularmente da sua frescura e do seu sabor muito agradável. Aromatiza delicadamente vários pratos, chás, certas infusões e pode mesmo aromatizar certos cremes. Na horta, afasta os insectos.

Quando semear a hortelã?
A plantação da hortelã em vaso faz-se de março a abril, mas é preciso ter o cuidado de evitar qualquer risco de geada. As estacas devem ser colhidas no verão; são as estacas colhidas na primavera que são depois plantadas.

É aconselhável plantar a hortelã na altura da lua descendente.

Que variedades escolher?

Existem cerca de vinte variedades de hortelã, aqui estão algumas das mais interessantes:

Hortelã ou hortelã-doce: o seu cheiro faz lembrar as pastilhas elásticas de menta. Mede entre 30 e 60 cm e as suas folhas são planas ou onduladas, mas sempre verdes. A sua folhagem é perene. É utilizada na carne pela sua doçura, bem como no chá. É originária da África do Sul.
Hortelã-pimenta ou hortelã-inglesa: provém de um cruzamento entre a hortelã-d’água e a hortelã-verde. Exala um cheiro forte com um forte toque apimentado. É a mais rica em mentol. A sua altura situa-se entre 40 e 60 cm.
A hortelã Pouliot: é particularmente utilizada em Espanha e em Itália. Mede apenas 20 cm e tem um hábito rasteiro. É muito perfumada e a sua folhagem é cinzento-esverdeada ou variegada e as suas flores são cor-de-rosa e lilás.
Hortelã-laranja, também chamada hortelã-laranja ou hortelã-de-folha-redonda: mede 80 cm de altura e é certamente uma das menos perfumadas, embora liberte sabores e aromas cítricos. Tem folhas ásperas e flores cor-de-rosa ou brancas.
Hortelã-buddleia ou hortelã-de-folha-longa: o que a distingue são as suas folhas alongadas. É uma hortelã doce que mede cerca de 1 metro de altura.

Hortelã de água, também conhecida como hortelã aquática, bálsamo de rio, bálsamo de água ou hortelã de rã: encontra-se em zonas húmidas à beira da água e tem um forte odor a mentol. A folhagem é muito aromática e os caules têm entre 40 e 60 cm. É uma planta perene aquática ou semi-aquática, rica em taninos e em óleo essencial.
Hortelã vermelha: É uma hortelã muito perfumada que é utilizada como a hortelã clássica. As folhas são verdes e o caule vermelho-vinho.
Hortelã-preta : exala um aroma doce e fortemente apimentado.

Menta silvestre: debe su nombre a sus hojas estiradas y rizadas. Su sabor es muy parecido al de la menta. Mide 50 cm. Es muy aromática y se utiliza a menudo para el té de menta.
Menta escocesa: variedad de hojas grandes y muy esponjosas. Su olor, muy característico, es a veces menos apreciado que el de la menta piperita o la menta verde.
¿Qué debo hacer antes de plantar menta?

Antes de plantar menta, hay que preparar bien el terreno, excavándolo para aflojar la tierra que la acogerá. También hay que eliminar piedras, malas hierbas y raíces que puedan impedir la formación de su sistema radicular.

A continuación, añade a la tierra un poco de compost bien maduro, ya que a la menta le gusta la tierra fértil.

La menta es una planta que se convierte rápidamente en invasora. Es aconsejable crear una barrera de raíces para que tenga su propio espacio y evitar que sus raíces se extiendan por todas partes. También puedes plantarla en un recipiente sin fondo para contenerla. Por ejemplo, puedes optar por un recipiente de zinc.

¿Cómo se siembra?

La menta comprada puede plantarse en cubos o macetas a partir de marzo o abril. Pero cuidado, la tierra debe estar caliente y hay que evitar cualquier riesgo de helada. Debe saber que es más fácil plantar menta comprada que sembrarla.